Saltar para o conteúdo

Portal:Grande Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal do Grande Porto
Página principal   Índices   Projecto e subprojectos

Este portal é dedicado ao Grande Porto, uma metrópole multimunicipal portuguesa, constituída em subregião própria (NUTS III), parte da Região Norte.

O Grande Porto ocupa uma área total de 1.024 km², tem 1.392.189 habitantes (INE, 2007) e é constituído por onze concelhos: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. O Grande Porto não é inteiramente coincidente com a Área Metropolitana do Porto que é mais abrangente, incluindo também os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra e Trofa.

Mostrar outros destaques
 ver · editar Artigo em destaque
Autocarro movido a gás
A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A. ou STCP é a empresa que gere a rede de autocarros no concelho do Porto e também várias linhas em concelhos da Área Metropolitana do Porto. Para além dos autocarros, há ainda três linhas de carros eléctricos que estão sob a responsabilidade desta empresa.

O serviço, nas cerca de 70 linhas, é assegurado por um parque moderno de autocarros (perto de 600, com uma média de idade de seis anos e meio). A STCP explora uma das maiores frotas de autocarros a gás da Europa, com um total de 255 veículos, o que representa perto de 50% da sua frota. A empresa participou num programa para testar autocarros movidos a hidrogénio em várias cidades europeias.

A cor-padrão dos autocarros é o azul-e-branco, tendo sido retirados de circulação os antigos veículos cor-de-laranja. Digno de visita é o Museu do Carro Eléctrico, em Massarelos, onde se podem admirar vários veículos que marcaram o passado do Porto.

 ver · editar Citações
Citação
E quanto ao riso, o Porto gosta de rir e de rir com uma certa insolência: ri mais desbragadamente, mais primariamente, mais saudavelmente e com mais gosto do que Lisboa.
 ver · editar Biografia em destaque
Aurélio Paz dos Reis
Aurélio Paz dos Reis (Porto, 28 de Julho de 1862 — Porto, 18 de Setembro de 1931), comerciante na sua cidade natal, revolucionário republicano, mação convicto, é considerado o pioneiro do cinema em Portugal visto ter sido o primeiro português que produziu e realizou um filme no seu país, A Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança, que é uma réplica do primeiro da história do cinema, rodado em França pelos irmãos Lumière, em (18941895) La Sortie de l'usine Lumière à Lyon.

O chamado Kinematógrafo Português – designação usada por Paz dos Reis para referir o cinematógrafo inventado pela família Lumière – foi apresentado em sessão pública no Porto, junto com outros onze «quadros», sete nacionais e onze estrangeiros, no Teatro do Príncipe Real, mais tarde chamado Teatro Sá da Bandeira, no dia 12 de Novembro de 1896. Eram filmes com a duração de cerca de um minuto.

 ver · editar Sabia que...

 ver · editar Imagens em destaque
 ver · editar Portais relacionados


 ver · editar Concelhos do Grande Porto
 ver · editar Outros portais

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste